Novo Marco Regulatório pode trazer Investimentos para o Setor de Transportes
O Transporte Rodoviário influencia hoje 80% da produção brasileira. Com encerramento de mais de 90 mil postos de trabalho e com uma redução de mais de 7% do PIB setorial em 2016, o setor de transporte rodoviário de carga (TRC) quer a implementação de um novo marco regulatório.
A nova regulamentação, que tem como relator o deputado Nelson Marquezelli (PTB/SP), promete ajudar na formalização dos empregos, atrair novos investimentos e diminuir a insegurança jurídica no transporte.
A apresentação da proposta está prevista ainda para o primeiro semestre de 2017. Dentre as ideias, a dedução dos pedágios no imposto de renda é uma das que mais se destaca.
Outro assunto importante e polêmico é o estabelecimento de idade máxima para a frota, de acordo com o tipo de carga transportada. A medida visa incentivar o Plano de Renovação de Frota no Brasil.
O maior ganho com um novo marco é a segurança jurídica para as empresas. "À medida que você tem uma regulamentação que traz segurança para os players, o mercado consegue gerar novos investimentos.", segundo Marcos Aurélio Ribeiro, diretor jurídico da associação que representa o setor.
Fonte: DCI